terça-feira, 14 de abril de 2015

A reinvenção da TV brasileira.

A  Rede Globo detém a liderança de audiência há quase 50 anos, que fará neste mês. O segundo lugar foi dominado durante muito tempo pelo SBT, que há alguns anos, desde o ressurgimento da Record, que com a força da grande massa evangélica que financiou e financia a emissora, colocou em  prática o conceito de que imitar a líder seria a melhor forma de crescimento e consolidação de audiência.
A Record, com esse modelo de fazer televisão teve um crescimento espetacular e com isso veio tirando da emissora de Silvio Santos o segundo lugar no Ibope e com o tempo conseguiu criar sua própria identidade, com a criação de uma programação inovadora no país, coisa que o SBT não fez por décadas e com isso perdeu muito espaço.


Este fato fez com que durante o ano de 2014 a Record se consolidasse como vice-líder de audiência em todas as faixas de horário, segundo pesquisas do Ibope.
Percebendo a perda de espaço o SBT, que têm como dono um dos maiores  gênios da tv brasileira, começou a sua reação já no final do ano passado, buscando uma mudança em sua programação e uma reformulação de programas já conhecidos e consagrados pelo público brasileiro.
Silvio Santos colocou um programa matinal aos domingos, o “Domingo Legal”, com um maior investimento e qualidade de produção. Também mudou o “Programa do Ratinho”, fazendo com ele se tornasse um programa de variedades que a cada dia tem quadros diferentes, fez o mesmo com o programa da “Eliana”, trouxe o talentoso Danilo Gentili, para ocupar a faixa noturna que desde a saída de Jô Soares, não tinha uma expressividade, exceto aos domingos com Marília Grabriela. Apostou no remake de duas novelas muito consagradas e que agradou em cheio e conquistou para sua emissora uma nova gama de espectadores jovens. Investiu também no jornalismo da emissora que sempre teve uma marca registrada, com a criação de noticiários em alguns horários que não tinham antes. E agora vem fazendo o que se achava impossível, reinventou seu próprio programa com enorme sucesso e vem conseguindo em alguns domingos ser líder de audiência absoluto e por fim colocou a apresentadora Eliana para apresentar seu programa ao vivo o que também vem dando resultado.


A Rede Globo já não consegue atingir a audiência de outros tempos com suas novelas às vezes já repetitivas e alguns programas feitos para a elite. Com a Record não é diferente, que com o ganho de sua identidade, vem mostrando que é feita para a grande massa conservadora do país, que tem nela uma representante e uma programação que em parte atende seus anseios. E o SBT?
Com a tradição de agradar de fato o povão, vem retomando seu caminho e a audiência perdida, o que se deve também, seja coincidência ou não, ao fato de ter vencido uma briga que durava desde o ano de 2001 com o Ibope, que obriga o instituto a mostrar como é feita exatamente sua medição para a emissora de Silvio Santos.

Mas é evidente que as emissoras abertas já não conseguem atender aos anseios do público de um país tão grande e multiculturalmete diferente. E isso se agravou com o crescimento da economia que ocorreu nas duas últimas décadas, onde várias pessoas começaram a ter acesso a outros tipos de programas com o crescimento exponencial da tv a cabo, fazendo com que o público tivesse mais opções de qualidade com programas feitos fora do país e outros criados aqui mesmo com uma maior qualidade e variedade que conseguem atender a uma parcela maior de telespectadores que querem, individualmente, ver coisas diferentes.


2 comentários:

  1. A teve a cabo veio para dar mais opções e de melhor qualidade.

    ResponderExcluir
  2. Verdade concorto. Talvez venha a melhorar a tv aberta

    ResponderExcluir